15 outubro 2013

OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa é um campanha de conscientização realizada no mês de outubro sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, dirigida à sociedade e as mulheres.
O movimento começou a surgir em 1990 na primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro rosa é realizado em vários países.
A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao Outubro Rosa, foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP.
Obelisco iluminado em prol do Outubro Rosa
No dia 02 de outubro de 2002 quando foi comemorado os 70 Anos do Encerramento da Revolução, o monumento ficou iluminado de rosa "num período efêmero" como relembra o secretário da Sociedade Veteranos de 32 - MMDC, o Coronel PM (reformado) Mário Fonseca Ventura.

   Essa iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma conceituada empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão ao Outubro Rosa.
O ano de 2012 registrou crescimento de 37% na realização de mamografias na faixa prioritária – de 50 a 69 anos – em comparação com 2010, no Sistema Único de Saúde (SUS). Os procedimentos somaram 2,1 milhões no ano passado, contra 1,5 milhões em 2010. Se incluídas todas as faixas etárias, o número de exames realizados no último ano atingiu a marca de 4,4 milhões, representando um crescimento de 26% em relação a 2010. O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres. Somente no ano de 2011, a doença fez 13.225 vítimas no Brasil. 
Ok, mas como eu posso colaborar com o Outubro Rosa? Simples. Primeiramente, comece por si mesma fazendo um autoexame. Em seguida, participe da causa das formas mais simples possíveis. Andando de rosa nas ruas, divulgando nas redes sociais... Use sua criatividade, o importante é ajudar na conscientização e alertar as pessoas para esta causa.
Broche do Movimento Outubro Rosa
Uma ideia simples e criativa que muitos estão aderindo, é o broche da figura ao lado. Que é feito com fita de cetim. Dê aos amigos, colegas de trabalho, vizinhos, na academia, no salão, em qualquer lugar. Carregue na bolsa e quando tiver oportunidade, dê a alguém e fale sobre a causa. Isso já ajudará bastante.

Para saber mais sobre o movimento Outubro Rosa no Brasil, dê uma olhada no site e na página no face.






2 comentários:

  1. Olá, encontrei seu blog numa busca no google sobre o outubro rosa.
    Gostei muito das postagens e estou seguindo. Bjs
    comqueroupavouparaigreja.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, flor! Que bom que você gostou! :D
    Beijocas!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...