06 agosto 2013

RESENHA: Eu sou o número quatro

Eu Sou o Número Quatro é o primeiro livro de uma série de ficção científica chamada Os Legados de Lorien, escrita por Pittacus Lore, que é um pseudônimo de dois autores: James Frey e Jobie Hughes. Foi lançado em 2010 e seu filme em 2011.

Sinopse - Eu Sou o Número Quatro - Os Legados de Lorien - Livro 1 – Pittacus Lore
"Nove de nós vieram para cá. Somos parecidos com vocês. Falamos como vocês. Vivemos entre vocês. Mas não somos vocês. Temos poderes que vocês apenas sonham ter. Somos mais fortes e mais rápidos que qualquer coisa que já viram. Somos os super-heróis que vocês idolatram nos filmes e nos quadrinhos — mas somos reais. Nosso plano era crescer, treinar, ser mais poderosos e nos tornar apenas um, e então combatê-los. Mas eles nos encontraram antes. E começaram a nos caçar. Agora, todos nós estamos fugindo. O Número Um foi capturado na Malásia. O Número Dois, na Inglaterra. E o Número Três, no Quênia. Eu sou o Número Quatro. Eu sou o próximo."

A história é sobre os Lorienos, alienígenas que habitavam um planeta chamado Lorien, que foi destruído pelos Mogadorianos, outra raça alienígena. No dia da destruição do planeta, nove indivíduos com legados (poderes especiais), foram numerados e encantados com um feitiço que só permite que eles morram em ordem crescente, do um ao nove. A cada um deles, também, foi designado um Guadião (Cêpan), que os protegeriam na fuga para a Terra, com o fim de se esconderem dos Mogadorianos e garantir a sobrevivência da raça loriena.
O primeiro capítulo narra a perseguição e morte do número Três e seu Cêpan, fazendo com que o próximo a ser morto seja o Número Quatro. A partir daí o livro descreve, na visão do número Quatro, sua fuga e de seu Cêpan, Henri, para uma pequena cidade de Ohio chamada Paradise. Lá ele se matricula na escola com o nome de John Smith e conhece Sarah Hart, uma garota fotógrafa muito bonita, por quem se interessa. Porém seu interesse é logo prejudicado pelo ex-namorado de Sarah, Mark James, o valentão encrenqueiro, jogador de futebol da escola. Também conhece Sam Goode, que o alerta sobre a relação de Mark e Sarah e que pesquisa muito sobre vida fora da Terra e Aliens, pois acredita que seu pai foi abduzido por um deles.
Enquanto isso, Jonh vai descobrindo seus Legados e os treinando, como a capacidade de produzir Luzes nas mãos (Lúmen) e a resistência ao fogo e ao calor. Além de seu Cêpan, John conta com a ajuda de um cachorrinho muito especial, Bernie Kosar, que apareceu em sua casa logo após ele ter se mudado.
Entretanto sua felicidade é logo prejudicada quando dois acontecimentos o forçam a usar seus legados, revelando assim sua verdadeira identidade, primeiro para Sam, que se tornou seu melhor amigo e logo após para Sarah, a qual começou a namorar. Com tantas pistas deixadas, John é localizado pelos Mogadorianos e enfim vai ter que enfrentá-los, para manter todos que ele ama vivos e também a si mesmo.
 No filme, a história não é muito diferente. Além de possuir um bom roteiro adaptado, possui várias cenas com lutas que transmitem bastante a ação no livro. Contudo, há grandes diferenças em relação às emoções demonstradas no livro e no filme. John transmite seus sentimentos de forma aberta principalmente em relação a Henri e Sarah, já no filme, parece que ele foca somente em Sarah, ainda mais quando começa a namorá-la, e chega a ser frio com seu amigo Sam e seu cachorro Bernie Kosar.
Além disso, durante a batalha de John contra os Mogs (apelido “carinhoso” dos Mogadorianos no filme), a morte de um dos personagens não é tão emocionante quanto à descrita no livro, principalmente por culpa de Jonh que não se expressa de forma a realmente demonstrar seu amor pelo personagem morto.
Entretanto, apesar dessas e outras pequenas diferenças, vale a pena conferir os dois. Ambos são muito bons, possuem um ritmo cadenciado e criam expectativas.  O elenco do filme é composto por Alex Pettyfer, Timothy Olyphant, Dianna Agron, Jake Abel, Callan McAuliffe e outros, além de ter ótimos diretor e produtor: D.J. Caruso e Michael Bay.
Os Legados de Lorien, série a qual o livro pertence, possui duas continuações publicadas: O Poder dos Seis e A Ascensão dos Nove. O quarto livro da série com o título The Fall of Five (“A Queda dos Cinco” – tradução livre) será lançado nos EUA em 27 de agosto e no Brasil em novembro, ainda sem data confirmada. Não há previsão para continuação do filme.

DICA DA CORUJA:
Confiram também a Trilha Sonora do filme. Tem Adele, Kings Of Leon, The Black Keys, etc. É ótima, vale a pena escutar.



Olá pessoas! Eu sou a Coruja Nerd e estarei a partir de hoje 
publicando resenhas de livros e filmes e notícias sobre o mundo do entretenimento aqui no Ela Disse. Espero que vocês se divirtam e viajem por esse mundo fantástico. Não se esqueçam de curtir a página no  Facebook: www.facebook.com/pages/Coruja-Nerd/552541438111731?ref=ts&fref=ts E seguir no Twitter: https://twitter.com/coruja_nerd
Bicadinhas da Coruja, tchau!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...