08 setembro 2013

#LISTA: 5 livros que você precisa ler


Há quem diga que ler um livro liberta a alma. Faz você viver outras vidas, visitar outros lugares, ter experiências inimagináveis. E tudo isso apenas mudando de página. 
"Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com seu amante." Fazendo juz a frase da querida Clarisse, fiz uma lista de cindo amantes que vocês precisam ler. Vamos conferir:

EXTRAORDINÁRIO

“August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.”

Eu soube do livro no Encontro de Blogueiros da Intrínseca (compartilhei com vocês um pouco dessa minha experiência no post abaixo), quando a representante começou a falar sobre ele eu me encantei logo de cara. A história de criação do livro é bem interessante; a autora saiu com o seu filho e um menino deficiente entrou no local, neste mesmo instante seu filho começou a chorar, com medo e desesperado. Ao pensar na situação, Palacio teve a ideia de escrever sobre isso, escrever para ajudar as pessoas que têm algum tipo de deficiência a se aceitarem e as outras a aprenderem a conviver. O livro em momento algum julga as crianças, nem as que têm medo e muito menos as deficientes, pelo contrário, ajudam-nas a lidar com isso. Muitas escolas vem o adotando para facilitar a inclusão e conscientização dos alunos. Algumas até, vem fazendo projetos com os pais dos alunos. É um livro simplesmente encantador, que tanto crianças quanto adultos deveriam ler.


PERDÃO, LEONARD PEACOK

Hoje é o aniversário de Leonard Peacock. Também é o dia em que ele saiu de casa com uma arma na mochila. Porque é hoje que ele vai matar o ex-melhor amigo e depois se suicidar com a P-38 que foi do avô, a pistola do Reich. Mas antes ele quer encontrar e se despedir das quatro pessoas mais importantes de sua vida: Walt, o vizinho obcecado por filmes de Humphrey Bogart; Baback, que estuda na mesma escola que ele e é um virtuose do violino; Lauren, a garota cristã de quem ele gosta, e Herr Silverman, o professor que está agora ensinando à turma sobre o Holocausto. Encontro após encontro, conversando com cada uma dessas pessoas, o jovem ao poucos revela seus segredos, mas o relógio não para: até o fim do dia Leonard estará morto. “

Do autor do “O Lado Bom da Vida”, Matthew Quick, "Perdão, Leonard Peacok" teve um índice de venda enorme logo no primeiro dia da Bienal. Eu tive a oportunidade ler 3 capítulos e tenha certeza absoluta, é daqueles livros que te prendem logo na primeira página. Quick, como sempre, fazendo personagens diferentes e imprevisíveis. Vale muito a pena ler.


CIDADES DE PAPEL

“Em Cidades de papel, Quentin Jacobsen nutre uma paixão platônica pela vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman desde a infância. Naquela época eles brincavam juntos e andavam de bicicleta pelo bairro, mas hoje ela é uma garota linda e popular na escola e ele é só mais um dos nerds de sua turma.
Certa noite, Margo invade a vida de Quentin pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita. Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola, esperançoso de que tudo mude depois daquela madrugada e ela decida se aproximar dele. No entanto, ela não aparece naquele dia, nem no outro, nem no seguinte.
Quando descobre que o paradeiro dela é agora um mistério, Quentin logo encontra pistas deixadas por ela e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele pensava que conhecia.”

Do autor de “A Culpa é das Estrelas” , “O Teorema Katherine” e “Quem é você, Alaska?”. John Green escreve mais um romance que como de praxe, nos faz simplesmente adotar o personagem e nos encantar com a história. Além de ter uma pitade de humor digna do autor. Sou suspeita demais para dar qualquer outro palpite quanto a este livro, apenas leiam e me digam o que acharam!



GAROTA EXEMPLAR

Uma das mais aclamadas escritoras de suspense da atualidade, Gillian Flynn apresenta um relato perturbador sobre um casamento em crise. Com 4 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo – o maior sucesso editorial do ano, atrás apenas da Trilogia Cinquenta tons de cinza –, "Garota Exemplar" alia humor perspicaz a uma narrativa eletrizante. O resultado é uma atmosfera de dúvidas que faz o leitor mudar de opinião a cada capítulo. Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?”

O título não sugere nem um pouco o livro. E isso já o resume como um todo. “Garota Exemplar” é daqueles livros que você lê em poucos dias não porque é pequeno, mas pela história. Faz você pensar e te tira completamente do clichê. Como os bons livros de suspense, faz você entender a história e na verdade perceber detalhes que você deixou passar só no final. Simplesmente uma ótima leitura pra quem adora quebrar a cabeça e ficar surpreso.


VIDA APÓS A MORTE

Enviado para o corredor da morte em 1994, aos 20 anos, Damien Echols ainda luta para provar sua inocência. Echols foi condenado, ao lado dos amigos Jason Baldwin e Jessie Misskelley, por um crime que não cometeu — o brutal assassinato de três crianças de oito anos, que foi interpretado pelos moradores da pequena cidade de West Memphis, no estado do Arkansas, como resultado de um culto satânico. Em agosto de 2011, após 18 anos de reclusão e sem nunca terem sido ouvidos pelo Estado, os réus foram soltos graças à forte pressão da opinião pública, em uma campanha liderada por celebridades como Johnny Depp, Eddie Vedder e o cineasta Peter Jackson. No entanto, para a justiça do Arkansas, os três ainda são culpados.Em Vida após a morte, livro que será publicado em maio, Damien Echols reúne as anotações de suas memórias no cárcere, registros que ele manteve por todos esses anos sem identificar as datas, pois considerava “doloroso demais ver os dias, meses e anos passando, a realidade fora do meu alcance”.
 Quando eu ouvi sobre o esse livro e procurei saber a história, simplesmente me apaixonei. Fatos reais sempre mexeram muito comigo . Neste livro Damien Echols nos emociona, fazendo-nos entrar na difícil vida de um presidiário, na fraqueza da sistema e na sede de justiça. Uma biografia bem diferente que faz você ser parte da história. Recomendadíssimo!

Esses são os 5 livros que você precisa ler. São todos da editora Intrínseca (Queria estar ganhando pra falar isso,rs) e você os encontra na Saraiva e no Submarino.
Beijos, Lubs.


2 comentários:

  1. Quero ler Garota Exemplar, comprei o Cidade de Papel na bienal e estou lendo o Teorema Katherine

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Ah, já li o Teorema Katherine! É bem engraçado, rs. E esses dois que você citou, QUERO MUITO LER!
    beijaum

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...