01 outubro 2013

RESENHA: Quantic Love


A autora Sonia Fernandés Vidal, é uma cientista de renome doutorada em Óptica Quântica, que trabalhou no Centro Europeu de Pesquisas Nucleares(CERN) dentre outras importantes instituições de pesquisa. Como escritora, ainda é pouco conhecida internacionalmente. Porém já teve dois de seus livros na lista dos mais vendidos na Espanha, e um deles é sobre o qual iremos falar agora.

 Quantic Love (Rocco) conta a história de Laila, uma jovem que encara uma das maiores mudanças da sua vida. A menina que outrora era uma estudante de Sevilha, se via em um avião rumo à Suiça para trabalhar como garçonete no CERN, o centro de pesquisa mais importante da Europa e o laboratório de física nuclear onde foi construído o maior acelerado de partículas do mundo. Seu trabalho duraria 3 meses, o tempo dela juntar algum dinheiro e voltar a seu país para cursar a faculdade.

"Às vezes o futuro sussurra algo em nosso ouvido por um breve instante. Alguns chamam isso de premonição; outros, de intuição. Eu sei apenas que quando entrei naquele avião soube que tudo ia mudar. A Laila que deixava Sevilha com destino à Suíça não voltaria jamais."

Ao chegar, Laila se depara com um monte gênios que a fazem lembrar constantemente de sua simples função: servir café. O que a faz se sentir inferior por um bom tempo, mas ao longo do romance, Laila passa a não mais se ver como uma simples garçonete, mas começa a encarar aquela situação como um grande aprendizado. A cada descoberta da personagem, é uma descoberta do leitor também. Que consegue compartilhar dos mais variados sentimentos de surpresa, ânimo, confusão e além de tudo se inserir no tão extraordinário mundo da física. Apesar do livro ser repleto de anedotas de respeitados cientistas e teorias científicas, até os mais leigos podem se identificar. Ora, quem nunca enfrentou uma grande mudança na vida? De certa forma, é uma narrativa um tanto que real e simples. 

Além da simpática Laila, a trama conta ainda com uma série de personagens que nos ajudam a entrar no universo da física quântica. Entre eles estão Angie, filha prodígio de um respeitado catedrático de Cosmologia da Universidade de Oxford. Que além de gênio é uma sedutora menina com quem Laila divide o quarto. Alessio, um jornalista galanteador que fará de tudo para conquistar Laila  e Brian, um cientista do CERN que se torna o amor quântico dela. Mas assim como todos os cientistas daquele lugar, parecia que ele tinha uma barreira intransponível,  onde não era permitido chegar até seus sentimentos. Isso o distanciava de Laila, que ficava cada vez mais confusa. E encara o desafio de provar que a força que move o mundo, na verdade, é a força do amor.
O livro segue quase a mesma linha de raciocínio do “Teorema Katherine” de John Green, onde os personagens querem desvendar a “fórmula do amor” e provar que este, é a energia mais poderosa do universo.

Eu sabia bem o que esperar do livro: um romancezinho infantojuvenil sem grandes pretensões, só pra divertir mesmo. Era exatamente disso que eu estava precisando ler e, até certo ponto, o livro teve muito sucesso. Até a metade do livro a história era realmente intrigante e diferente dos romances que costumo ler, como disse, mais real. Mas na segunda metade se encaminhou ao chichê dos romances e a previsibilidade dos mesmos.
Quantic Love, entre todas as definições, é um livro que conseguiu juntar o mundo das ciências naturais com a literatura. Poderia ter sido um ótimo livro, mas me limito a considerá-lo de bom a regular. De qualquer forma, vale a pena prestigiar. Quem sabe ao acabar de ler você também encontre seu amor quântico?

Confira aqui 2 contos (meus) que foram baseados no livro: Quando nossos mundos colidiram e Se o universo fosse um vestido, qual você usaria hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...