25 junho 2013

E agora, Bentinho? - O ciúme, das causas aos efeitos.

O ciúme é a expressão perfeita da máxima: “as aparências enganam”! Ô sentimentozinho danado! Mesmo depois de horas de reflexão, ainda tem aquele descuidado que pensa que ele é do bem.
O ciúme é uma droga! E estou sendo literal, assim como cigarro, bebida ou drogas ilícitas, o ciúme é servido numa embalagem bonitinha com a frase:consuma com moderação! E recomendado por muitos como o tempero ideal dos relacionamentos saudáveis. Mas uma simples dose, pode viciar. Mesmo que você diga: “Ciúmes? Só socialmente!”, ou  “De vez em quando é sempre bom, só não pode exagerar!”, tome cuidado, você pode estar comprando uma passagem só de ida pra infelicidade.
Toda e qualquer forma de ciúme é fruto de insegurança. O ciúme, é aquela pontada de medo, raiva ou dor que surge a partir do momento que percebe-se que jamais seremos centro do universo de alguém. Seja num olhar ao corpo alheio, em quinze minutos a menos de atenção, na raiva por ela ter preferido passar a tarde sozinha, no pedido de senha do Facebook, ou naquela espionada que você deu só pra conferir seguindo-o até o trabalho ou até a faculdade. O que dizer à respeito? Ciúme é sinal de egoísmo frustrado.
[Referência à Dom Casmurro nesse tema nunca são demais, pfvr]
E isso remonta à nossa necessidade insana de reciprocidade? Reciprocidade tanta pra quê? Quando foi que perdemos a capacidade de estar bem sem fazer do outro uma muleta? Será que você é capaz de ser feliz sozinho por 1 mês inteiro? Enfrente. Experimente o exercício de alimentar-se por um mês apenas da beleza do mundo, da amizade, do companheirismo, da família, dos seus sonhos, de fazer o bem a alguém, de admirar coisas belas e simples como um pôr do sol ou um barco sumindo no infinito de um fim de tarde. Consegue? Ser feliz sem troca de saliva ou noites enlouquecedoras de sexo? Longe do êxtase das paixões momentâneas? Nem sequer uma troca de flertes em casas noturnas?
Se você é incapaz disso. Sinto te dizer, mas você é deficiente. Sim, emocionalmente aleijado de si próprio. Totalmente despreparado para fazer feliz ao outro é aquele que não consegue fazer feliz a si mesmo. E o ciúme, seja muito ou pouco, te priva de um tempo que você poderia muito bem gastar sendo feliz consigo. Ciúme, é um grito abafado do coração que diz: “Hey, pane no sistema, não possuímos amor suficiente pra nós mesmos!”.
Então me responda, porque quer tanto 15 minutos a mais de atenção? Por que ela não pode sair com os amigos homens? Por que ele não pode sair com as amigas mulheres? Por que ela não pode ter a própria privacidade? Do que você tem medo? Se um triste término de namoro já está com cara de carta de alforria, é porque está tudo indo errado, mas talvez ainda haja tempo de reverter a situação.
Agora, o objetivo é criar uma tonelada de interrogações na sua cabeça. E por enquanto, está tudo OK em ficar confuso. Mas organize-se enquanto é tempo. O ciúme pode destruir em segundos, o que o nosso amor constrói por durante anos.
Cabe a você decidir se vale a pena ou não sentí-lo.



Gabriel Morant,  18 anos
Face: facebook.com/gabsmorant
Twitter:@sr_morant
Blog:amorcomcalabresa.tumblr.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...